(11)978084760

NO AR

Em definição ainda.

Com Sandro Moraes

Brasil

Escolas estaduais de Jundiaí estão sem equipe de limpeza há 15 dias

Secretaria de Educação afirma que contratou empresa de limpeza emergencialmente e que os funcionários começariam a trabalhar hoje (15)

Publicada em 15/09/22 às 19:41h - 2609 visualizações

por TV & RÁDIO REGIONAL


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: TV & RÁDIO REGIONAL)

As escolas estaduais de Jundiaí estão sem equipe de limpeza, que são terceirizadas, há pelo menos 15 dias e a sujeira se acumula nas salas, pátios e, principalmente, nos banheiros. Diretores, professores, alunos e pais estão revoltados com a situação, considerada "absurda" e uma questão de "saúde pública". Em algumas unidades escolares, os próprios alunos têm ajudado a limpar as salas de aula e até lavar os banheiros.

A reportagem conversou com professores de várias escolas estaduais da cidade e todos confirmaram que estão na mesma situação. O professor Marcelo Costa Garcia trabalha na rede estadual há 20 anos e afirma que nunca viu uma situação como esta.

"Estamos saindo de uma pandemia, não podemos correr riscos. Além disso, há outras doenças que podem ser transmitidas com a sujeira", diz, completando: "O chão da cozinha onde a gente almoça e os banheiros estão imundos. Alguns alunos limparam esta semana. Caso contrário, estaria um caos".

Garcia comenta que, inclusive, entrou em contato com a vigilância sanitária da cidade, mas não teve sucesso. "Me disseram que só fiscalizam as escolas municipais", destaca o professor, eximindo a escola da culpa, já que a contratação da empresa de limpeza é responsabilidade da Secretaria de Educação do Estado.

Outra professora da rede estadual, que prefere não se identificar, explica que escolas que têm o dinheiro da Associação de Pais e Mestes (APM) estão contratando o serviço diretamente. Apesar de não ser o suficiente para manter a escola limpa diariamente, isso tem ajudado a reduzir a precaridade.

"Mas não dá pra ficar numa imundice trabalhando. Escola que não tem dinheiro não consegue contratar. E todo dia o aluno tem de varrer a sala, senão fica suja nos três períodos. Estes dias teve aluno que até lavou o banheiro. É um absurdo", desabafa a professora.

Mãe de uma aluna da escola estadual do Almerinda Chaves, Sonia Aparecida Pedroso conta que esta semana sua filha teve de ir mais cedo para casa porque não conseguiu usar o banheiro, que está trancando por causa da falta de limpeza.

"Não quiseram abrir e ela teve de ir embora. Inclusive, o pessoal está tendo problema para ter aula por causa do cheiro do banheiro", diz a mãe, inconformada com a situação. "Minha filha faz um curso técnico a tarde e vai direto para o colégio. Como pode ficar sem ir ao banheiro", questiona.

E a filha Sara, de 16 anos, lamenta: "Nossa escola está sem lavar os banheiros há duas semanas e o que a gente faz é varrer a sala no final da aula".

A Secretaria da Educação do Estado informou que o serviço de limpeza foi normalizado hoje (15), por uma nova empresa que assumiu o contrato de forma emergencial. "Devido a situação, os banheiros foram fechados e quando o aluno solicitava a utilização era permitido o acesso", diz a nota, ao contrário da declaração de uma aluna.

A reportagem voltou a conversar com professores de algumas escolas e nenhuma delas havia recebido a empresa até a tarde de ontem.

OUTROS CASOS

A situação precária com empresas de limpeza não é novidade. No início deste ano, escolas estaduais das zonas norte e leste da capital paulista também sofreram com a falta de funcionários para fazer a limpeza dos ambientes.

Em outubro de 2021, alunos de escolas estaduais da zona norte e de Guarulhos, na região metropolitana, tiveram que voltar ao ensino remoto na semana em que as aulas presenciais se tornaram obrigatórias também devido à falta de funcionários de limpeza.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(11)97808-4760

Visitas: 1931575
Copyright (c) 2025 - TV & RÁDIO REGIONAL - GRUPO MORAES DE COMUNICAÇÃO
Converse conosco pelo Whatsapp!